Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

GUATEMALA

Guatemala decreta novo estado de calamidade pela Covid-19

Por: AFP

Publicado em: 03/09/2021 09:26

 (Foto: Johan ORDONEZ / AFP)
Foto: Johan ORDONEZ / AFP
O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, voltou a decretar, nesta quinta-feira (3), estado de calamidade pública, que inclui um toque de recolher noturno para conter o aumento dos casos de Covid-19, uma alta atribuída às variantes delta e lambda.

"Esta noite (quinta-feira), tomamos a decisão de solicitar ao plenário do Congresso um estado de calamidade pública que nos permita, no âmbito legal, implementar medidas urgentes e necessárias para conter o avanço da pandemia da Covid-19", disse o presidente em rede nacional.

Ele explicou que a decisão, que vai durar um mês, foi tomada pelo Conselho de Ministros. Leva em consideração as recomendações enviadas pela Comissão Parlamentar de Saúde, de médicos especialistas e de especialistas independentes.

A medida restringe vários direitos constitucionais, como a livre circulação. Também proíbe todas as atividades desportivas com a presença do público e reuniões sociais com o objetivo de celebração, como casamentos, festas, discotecas e concertos.

Atividades esportivas, artísticas, educacionais, religiosas, entre outras, deverão ser realizadas 100% na modalidade virtual, acrescentou.

A partir do próximo sábado, o toque de recolher ficará em vigor das 20h locais (23h no horário de Brasília) às 4h locais (7h em Brasília) do dia seguinte.

Já o Congresso unicameral - controlado pelo partido da situação e por seus aliados - terá três dias para aprovar, desaprovar, ou modificar o estado de calamidade.

Até esta quinta-feira, este país de 17 milhões de habitantes registra 479.376 casos e 12.098 mortes pela Covid-19, com mais de 5.000 infecções por dia. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco