Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

POLÍTICA

Golpistas da Guiné anunciam reuniões para formar governo

Por: AFP

Publicado em: 12/09/2021 14:42

 (Foto: JOHN WESSELS / AFP
)
Foto: JOHN WESSELS / AFP
Os golpistas da Guiné anunciaram uma série de reuniões a partir de terça-feira com as forças políticas, sociedade civil e representantes de empresas de mineração para preparar a formação de um governo. 

Essas reuniões, anunciadas na noite de sábado pelos militares em rede nacional, fazem parte da "consulta" que prometeram para uma transição política e a formação de um governo. 

Os militares comandados pelo coronel Mamady Doumbouya receberão na terça-feira os chefes dos partidos políticos, depois os das confissões religiosas.

Na quarta-feira será a vez das organizações da sociedade civil e representações diplomáticas, a que se seguirão na quinta pelos dirigentes das empresas de mineração estabelecidas na Guiné e organizações patronais. Na sexta-feira, eles se reunirão com bancos e sindicatos, segundo declarações lidas na televisão.

A Guiné é um dos maiores produtores mundiais de bauxita, principal mineral para a produção de alumínio. Possui depósitos de ferro, ouro e diamantes. Apesar disso, continua sendo um dos países mais pobres do mundo.

Muitas empresas estrangeiras têm contratos com a Guiné e o golpe de 5 de setembro, que destituiu o presidente Alpha Conde, fez com que o preço do alumínio atingisse seu maior patamar em anos nos mercados, apesar de a junta garantir aos sócios do país que os negócios vão continuar e que os compromissos assumidos serão cumpridos.
TAGS: golpe | governo | guiné | política |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco