Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ESTADOS UNIDOS

Departamento de Justiça dos EUA promete proteger clínicas de aborto no Texas

Por: AFP

Publicado em: 06/09/2021 19:08

 (Foto: Sergio Flores/AFP)
Foto: Sergio Flores/AFP
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) prometeu nesta segunda-feira(6) proteger as clínicas de aborto no Texas, um estado do sul que acaba de aprovar uma legislação extremamente restritiva sobre a interrupção voluntária da gravidez.

O departamento "fornecerá apoio às autoridades federais se uma clínica de aborto ou centro de saúde sexual e reprodutiva for atacado", disse o secretário Merrick Garland em nota.

Promotores e escritórios do FBI no Texas já foram contatados sobre o tema, observou.

“Não vamos tolerar nenhum tipo de violência, impedimento físico ou dano material contra pessoas que procuram ou fornecem serviços anticoncepcionais”, disse o comunicado.

O DOJ invoca uma lei de 1994 (Lei de Liberdade de Acesso às Entradas Clínicas ou "FACE") que proíbe qualquer forma de violência contra o exercício do direito ao aborto.

O governo Joe Biden também está buscando maneiras de se opor à lei do Texas, que a Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a suspender, em um grande golpe para o direito ao aborto.

O Texas proibiu o aborto a partir do momento em que o batimento cardíaco do embrião é detectado, por volta das seis semanas de gestação, quando a maioria das mulheres nem sabe que está grávida.

A única exceção é em caso de emergência médica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco