Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RETOMADA DO TALIBÃ

Mais de 100 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão desde 14 de agosto, diz EUA

Por: AFP

Publicado em: 26/08/2021 20:48 | Atualizado em: 26/08/2021 22:29

 (Foto: AFP / Etat Major des Armées)
Foto: AFP / Etat Major des Armées
Mais de 100.000 pessoas foram retiradas do Afeganistão desde 14 de agosto, um dia antes de os talibãs tomarem o poder no país, informou nesta quinta-feira (26) um funcionário da Casa Branca.

"Desde 14 de agosto, os Estados Unidos retiraram e assistiram na evacuação de aproximadamente 100.100 pessoas", informou a Casa Branca em um comunicado publicado horas depois de um atentado do grupo Estado Islâmico matar dezenas de pessoas, incluindo 13 soldados americanos em ataques suicidas contra as multidões concentradas em frente ao aeroporto de Cabul com a esperança de fugir do país.

O anúncio coincide com a proximidade da data limite de 31 de agosto para que os Estados Unidos retirem suas tropas e para que este e outros países ocidentais ponham fim à sua operação maciça de transporte aéreo.

"Um total de aproximadamente 7.500 pessoas foram retiradas de Cabul" em um período de 12 horas nesta quinta, informou a Casa Branca.

Isto, acrescentou, foi resultado de 14 voos militares americanos que transportaram aproximadamente 5.100 evacuados e 39 voos da coalizão que transportaram 2.400. 

Nesta quinta, o presidente americano, Joe Biden, disse que o esforço de retirada continuará e terminará no fim do mês, como previsto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco