Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

17 mortos em ataques na Nigéria atribuídos ao Estado Islâmico

Por: AFP

Publicado em: 31/08/2021 14:53

 (Foto: John Okunyomih/AFP

)
Foto: John Okunyomih/AFP
Pelo menos 17 pessoas, incluindo um soldado e um trabalhador humanitário, foram mortas em novos ataques atribuídos ao Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP) no nordeste da Nigéria, indicaram fontes de segurança e milícias nesta terça-feira (31).

Centenas de combatentes do ISWAP invadiram a cidade de Rann, na fronteira com Camarões, na segunda-feira, expulsando soldados nigerianos de sua base e ocupando a cidade por várias horas.

O ataque causou um êxodo em massa dos habitantes para Camarões, antes que o exército conseguisse retomar o controle da cidade graças ao apoio aéreo.

O ISWAP, nascido de uma divisão do grupo jihadista Boko Haram em 2016, consolidou seu controle nesta região desde a morte do chefe do Boko Haram, Abubakar Shekau, em maio durante confrontos entre os dois grupos rivais.

A insurreição, que já dura 12 anos e se espalhou para os países vizinhos do Níger, Chade e Camarões, causou pelo menos 40.000 mortes e dois milhões de deslocados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco