Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DECISÃO

Vaticano julgará cardeal e seus acólitos por investimentos fraudulentos

Por: AFP

Publicado em: 03/07/2021 13:10

 (Foto: Andreas Solaro/AFP
)
Foto: Andreas Solaro/AFP
O Vaticano anunciou neste sábado (3) o encaminhamento de dez pessoas, incluindo um cardeal influente, ao tribunal penal por financiamento por supostos crimes financeiros, por meio de empresários italianos, de um edifício de luxo em Londres. 

O cardeal Angelo Becciu, um dos mais influentes do Vaticano e colaborador próximo do Papa Francisco, comparecerá ao tribunal da Santa Sé a partir de 27 de julho, segundo um comunicado do Vaticano. 

Becciu, de 73 anos, é processado por peculato, abuso de poder e suborno de testemunhas neste caso, cujos primeiros elementos começaram a aparecer na imprensa italiana em setembro de 2019. 

O pontífice argentino então pediu a Becciu que apresentasse sua renúncia. 

O influente cardeal era o número dois na Secretaria de Estado, a administração central da Santa Sé, quando o processo de compra do edifício de Londres começou em 2014.

Entre os outros acusados, estão o suíço René Brüllhart, ex-presidente da Autoridade de Informação Financeira (AIF), o gendarme financeiro da Santa Sé, que deve responder por abuso de poder. 

Dom Enrico Crasso, antigo gestor de patrimônio reservado do Secretário de Estado, também será julgado por extorsão e abuso de poder, um maná de várias centenas de milhões de euros proveniente em grande parte de doações particulares à Santa Sé. 

O investimento relacionado ao escândalo é um edifício no elegante bairro londrino de Chelsea, de 17.000 m2, transformados em cerca de cinquenta apartamentos de luxo.

Segundo um jornal italiano, a operação poderia ter custado 200 milhões de euros, mas se somarmos outros investimentos suspeitos, o prejuízo para o Vaticano pode ser muito maior.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco