Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CESSAR-FOGO

Talibãs e funcionários de província do Afganistão entram em acordo de cessar-fogo

Por: AFP

Publicado em: 15/07/2021 14:40

 (crédito: Wakil KOHSAR / AFP)
crédito: Wakil KOHSAR / AFP
Os líderes da província afegã de Badghis, cuja capital, Qala-i-Naw, foi atacada por insurgentes por vários dias, concordaram quanto a um cessar-fogo com os Talibãs, informou o governador da província Hessamuddin Shams à AFP nesta quinta-feira (15). 

"O cessar-fogo entre as forças afegãs e os Talibãs entrou em vigor por volta das 10h de hoje (quinta-feira) e foi negociado por líderes tradicionais", informou o governador, acrescentando que a trégua não tinha um tempo específico. 
 
O Talibã atacou Qala-i-Naw várias vezes desde 7 de julho, sendo a primeira capital provincial sitiada desde o início de sua ofensiva total contra as forças afegãs no início de maio, após o início da retirada final das forças estrangeiras do país, que deve terminar no final de agosto. 

Em todas as ocasiões eles foram rejeitados após intensos combates. 

Privados do apoio americano, em particular de sua força aérea, os militares afegãos até agora ofereceram pouca resistência, controlando apenas grandes cidades e grandes rodovias, enquanto os Talibãs se apoderaram de grandes áreas rurais e postos de fronteira cruciais com o Irã, Turcomenistão, Tadjiquistão e Paquistão.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco