Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RÚSSIA

Talibãs dizem controlar 90% das fronteiras afegãs, segundo agências russas

Por: AFP

Publicado em: 22/07/2021 12:49

 (Foto: Wakil KOHSAR / AFP)
Foto: Wakil KOHSAR / AFP
Um representante dos talibãs afirmou, nesta quinta-feira (22), que os rebeldes afegãos já controlam 90% dos pontos de fronteira do país, em declarações recebidas por uma agência de notícias que não puderam ser verificadas de forma independente.

"As fronteiras do Afeganistão com Tadjiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Irã (...), aproximadamente 90% das frontieras estão sob nosso controle", disse Zabiulla Mudjakhed à agência estatal Rio Novosti.

Os talibãs realizam, desde maio, uma ofensiva geral contra as forças do governo à medida que as tropas internacionais finalizam sua retirada do país, após vinte anos de presença.

Desde então, os rebeldes islâmicos se apoderaram de territórios rurais vastos, assim como de vários postos fronteiriços chaves, e cercam as grandes cidades.

Sem o apoio fundamental dos Estados Unidos, as forças afegãs apresentam apenas uma escassa resistência e mal conseguem controlar as principais capitais provinciais e os grandes eixos.

Os rebeldes já afirmaram anteriormente que controlavam 85% do território nacional, o que foi contestado pelo governo e não pôde ser comprovado de forma independente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco