Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONQUISTA

Supremo Tribunal de Israel autoriza barriga de aluguel para casais do mesmo sexo

Por: AFP

Publicado em: 11/07/2021 12:42

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Casais do mesmo sexo poderão recorrer à barriga de aluguel em Israel, decidiu o Supremo Tribunal neste domingo (11), uma medida que alguns consideram vital para a igualdade, mas que os conservadores criticam "por agredir os valores familiares".

As restrições à barriga de aluguel para casais do mesmo sexo serão suspensas dentro de seis meses, de acordo com o tribunal. “Não podemos aceitar os danos contínuos e as violações dos direitos humanos do regime atual”, escreveu a presidente do tribunal, Esther Hayut, em sua decisão.

A decisão é o culminar de uma batalha de mais de dez anos entre seus defensores. Israel é o país do Oriente Médio onde os homossexuais têm mais direitos e tem vários homens assumidamente gays no Parlamento. Mas até agora a barriga de aluguel era proibida para casais do mesmo sexo, então eles se voltaram para países como Índia, Nepal, Tailândia e Estados Unidos, onde é permitida.

Essa prática foi legalizada em Israel em 1996, mas apenas para casais heterossexuais e depois para mulheres solteiras. Em 2010, o casal homossexual Etai e Yoav Arad-Pinkas foi o primeiro a levar o caso aos tribunais. Depois de um revés inicial, em 2015 eles lançaram uma petição com grupos de direitos LGTBQ (lésbicas, gays, transgêneros, bissexuais, queer).

No ano passado, a Suprema Corte ordenou que os legisladores acabassem com a discriminação em relação à barriga de aluguel dentro de 12 meses, declarando que a exclusão de casais do mesmo sexo e de homens solteiros era inconstitucional.

Oz Parvin, chefe da Associação de Pais Gays de Israel, classificou a decisão de domingo de "incrível". Por sua vez, o deputado de extrema direita Bezalel Smotrich, do partido de oposição Sionismo Religioso, disse que a decisão é um sinal do "colapso do judaísmo do Estado de Israel".















Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco