Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CRISE IMIGRATÓRIA

Reino Unido endurecerá penas contra migrantes ilegais

Por: AFP

Publicado em: 04/07/2021 13:51 | Atualizado em: 04/07/2021 14:26

 (Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)
Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP
O Reino Unido está se preparando para aumentar a pena de prisão de seis meses para quatro anos para os migrantes que tentam entrar ilegalmente no país, que vivencia um recorde de chegadas pelo Canal da Mancha. 

O país também quer aumentar para prisão perpétua a pena máxima aplicável a quem contrabandeia esses migrantes, que atualmente é de 14 anos de prisão. 

Essas modificações anunciadas pelo Ministério do Interior serão incluídas em um projeto de reforma do sistema de asilo que será discutido no Parlamento britânico na terça-feira em meio a uma retomada na chegada de migrantes clandestinos. 

No primeiro semestre de 2021, o Reino Unido bateu o recorde de migrantes chegando em pequenas embarcações pelo Canal da Mancha, que separa a ilha do Reino Unido do continente europeu. 

Quase 6.000 migrantes cruzaram ilegalmente o canal entre janeiro e junho e, em breve, o total de 8.417 registrados durante o ano de 2020 pode ser ultrapassado em breve. O governo conservador propôs em março a reforma do sistema de asilo para priorizar aqueles que vêm ao país legalmente. 

De acordo com o Ministério do Interior, os migrantes que atravessam o Canal da Mancha devem previamente solicitar asilo nos países da União Europeia por onde transitam, mas escolhem "o Reino Unido como destino preferencial em relação a outros, utilizando rotas ilegais para para chegar". É uma lei "justa, mas firme", informou a ministra Priti Patel. 

Steve Valdez-Symonds, chefe da Anistia Internacional no Reino Unido, acusou o governo de "espalhar deliberadamente mitos e mentiras sobre asilo e imigração" e pediu que estabelecesse "rotas seguras" para essas pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erro ao renderizar o portlet: N19 - CORPO - Diario de Pernambuco TV

Erro: not well-formed (invalid token): line 2, column 11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco