Diario de Pernambuco
Busca

PORTUGAL

Portugal pede mais vacinas a outros países europeus

Por: AFP

Publicado em: 27/07/2021 13:50

 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
crédito: Ed Alves/CB/D.A Press
Portugal pediu ao restante da Europa mais vacinas contra a Covid-19, para acelerar sua campanha de imunização, anunciou nesta terça-feira (27) a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Fizemos um esforço enorme" especialmente para "recebermos mais vacinas", declarou a ministra após uma reunião de especialistas destinada a fazer um balanço da situação sanitária.

Portugal espera receber quase um milhão de doses de vacinas nas próximas três semanas, disse Henrique Gouveia e Melo, coordenador do programa nacional de vacinação.

As autoridades já obtiveram uma entrega adicional de 290.000 doses da Noruega e negociam com a Itália outras 300.000 doses suplementares.

Por outro lado, recebeu nesta terça-feira outras 200.000 da AstraZeneca compradas da Hungria e destinadas aos países africanos de língua portuguesa e ao Timor-Leste.

O governo português deseja vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos antes do início do ano letivo mas, por enquanto, aguarda a aprovação das autoridades sanitárias.

"A vacinação das crianças é essencial, sem isto haverá um pico de novos casos" no outono (boreal), alertou o epidemiologista Henrique de Barros.

O objetivo das autoridades é que 70% da população esteja totalmente vacinada até o final de agosto.

Em Portugal, que tem 10 milhões de habitantes, cerca de 4,5 milhões estão completamente vacinados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.