Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TÓQUIO 2020

Imperador japonês diz que organizar Jogos durante pandemia está "longe de ser fácil"

Por: AFP

Publicado em: 22/07/2021 08:46

 (Foto: Koji Sasahara / POOL / AFP)
Foto: Koji Sasahara / POOL / AFP
O imperador japonês Naruhito destacou nesta quinta-feira o desafio de organizar os Jogos Olímpicos durante uma pandemia, em encontro com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, informou a mídia local. 

Bach fez uma visita de cortesia ao palácio imperial na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos, na qual o imperador deverá anunciar o início do evento. 

"Gerenciar os Jogos, enquanto são tomadas todas as medidas possíveis contra a Covid-19, ao mesmo tempo, está longe de ser uma tarefa fácil", disse o imperador a Bach em inglês, de acordo com a agência Kyodo News. 

"Gostaria de homenagear os esforços de todos aqueles que estiveram envolvidos na organização dos Jogos nas diferentes sedes", disse ele.

O imperador, de 61 anos, estará na cerimônia de abertura na sexta-feira, que deve contar com apenas cerca de 950 autoridades e dirigentes devido às rígidas medidas sanitárias que impediram o público de comparecer ao evento. 

Tóquio enfrenta um aumento nos casos de Covid-19 devido à variante Delta, registrando 1979 infecções nesta quinta-feira, o maior número desde a onda de inverno. 

No mês passado, o primeiro-ministro Yoshihide Suga foi forçado a negar as alegações de que Naruhito estaria "preocupado" com a possibilidade de as Olimpíadas espalharem a Covid-19.

A expectativa é de que Naruhito declare os Jogos abertos, mas alguns relatos sugerem que ele poderia evitar a palavra "celebrar" devido ao contexto pandêmico. 

O imperador, que subiu ao trono em 2019, é o presidente de honra das Olimpíadas de Tóquio. 

Os membros da família imperial não deverão comparecer a outros eventos olímpicos, a maioria dos quais acontecerá com portões fechados para limitar infecções. 

O pai de Naruhito, Akihito, inaugurou os Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano em 1998, enquanto seu avô, Hirohito, declarou abertos os Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Sapporo.
TAGS: 2020 | tóquio | pandemia | japão | vírus |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco