Mundo
APOIADORES DE TRUMP
EUA sentencia primeira condenação de invasores do Capitólio
Publicado: 06/07/2021 às 15:19

/Foto: Saul Loeb/AFP
Nesta quinta-feira (24), a norte-americana Anna Morgan-Lloyd, de 49 anos, do estado de Indiana (EUA) foi a primeira pessoa condenada pela invasão do edifício do Capitólio. Em 6 de janeiro de 2021, os apoiadores do então presidente dos Estados Unidos Donald Trump invadiram o prédio em Washington e no episódio mais de 140 pessoas ficaram feridas e cinco morreram. As autoridades abriram mais de 170 processos judiciais.
Morgan-Lloyd se declarou culpada de uma acusação de contravenção de desfile, manifestação ou piquete no edifício do Capitólio, uma acusação enfrentada por réus que interrompem as audiências do Congresso depois de entrarem legalmente no Capitólio e passarem pela segurança. A condenada também acrescentou durante a sentença que nunca foi sua intenção participar de algo "tão vergonhoso para o povo americano" e, ainda afirmou ao tribunal que percebeu que sua presença na multidão naquele dia permitiu que outros atacassem oficiais e quebrassem janelas. "Sinto muito por isso e assumo a responsabilidade. Nunca foi minha intenção incentivar as pessoas a agir violentamente", disse Morgan-Lloyd.
A ré foi condenada a uma multa de US$ 500,00 (R$ 2500) e irá ficar em liberdade condicional por um período de três anos. Durante este tempo, ela está proibida de possuir uma arma e precisa realizar testes de drogas. Além disso, é obrigada a cumprir 120 horas de serviço comunitário. “Gostaria de pedir desculpa ao tribunal, ao povo norte-americano e à minha família. Estava lá para mostrar apoio ao presidente Trump pacificamente e estou envergonhada que tenha se tornado uma exibição selvagem de violência, eu nunca teria estado lá se eu fizesse ideia que acabaria assim", declarou Morgan-Lloyd no tribunal.
Últimas

Mais Lidas
