Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TEMPERATURA ALTA

Espanha enfrenta forte onda de calor

Por: AFP

Publicado em: 11/07/2021 10:50

 (Foto: Dominique Faget/AFP)
Foto: Dominique Faget/AFP
Uma onda de calor atingia, neste domingo (11), grande parte da Espanha, com temperaturas em níveis extremos, levando moradores e turistas a se refugiarem na sombra ou no frescor das piscinas.

A Agência Meteorológica Espanhola (AEMET) havia alertado a maior parte do país contra uma onda de calor, com temperaturas atingindo mais de 40°C em Madri e Sevilha (sul) pelo segundo dia consecutivo. 

O primeiro episódio de calor extremo na Espanha este ano deve se espalhar para o leste na segunda-feira, antes que as temperaturas caiam.

Apenas uma pequena parte da costa do Atlântico Norte da Espanha deve ser poupada. Alguns escapavam do calor escaldante refugiando-se nas galerias com ar-condicionado do famoso museu do Prado em Madri, que abriga obras de Rembrandt, Rubens e Le Greco. 

"Achamos que seria um bom plano para um dia como hoje", disse Rosa Alfageme, de 44 anos, enquanto fazia fila para entrar no museu com o marido e a filha de seis anos.

"É assim todos os anos, quase esquecemos", afirmou Alfageme, acrescentando que a família não tinha ar condicionado em casa.

Outros procuraram o Parque do Retiro, que possui um lago artificial, ou as piscinas municipais. As 19 piscinas externas da cidade ficaram lotadas neste domingo: todas as entradas foram vendidas, mas sua capacidade é limitada devido a restrições de saúde em razão do coronavírus.

As autoridades aconselharam as pessoas a beber água regularmente, usar roupas leves e evitar a exposição prolongada ao sol. Segundo meteorologistas, as temperaturas podem chegar a 44 ºC no Vale do Guadalquivir, perto de Sevilha. A temperatura mais alta já registrada na Espanha é de 49°C.





TAGS: espanha | calor | onda | alta | temperatura |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco