Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

COVID-19

Agência Européia de Medicamentos alerta que vacinas da Pfizer e Moderna podem estar associadas a casos cardíacos

Publicado em: 09/07/2021 13:28

 (Reprodução/Pixabay)
Reprodução/Pixabay
Nesta sexta-feira (9) o comitê de segurança da Agência Européia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) divulgou uma nota, na qual adverte que as vacinas contra a Covid produzidas pela Pfizer/BioNTech e a Moderna podem estar associadas a 321 casos de inflamação cardíaca rara. A EMA declarou que revisou 164 casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e 157 casos de pericardite (inflamação do revestimento externo do coração), ligados a ambas as vacinas baseadas em tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). 

O comitê de segurança da agência européia também relatou que 145 casos de miocardite foram observados em indivíduos que receberam a vacina Pfizer/BioNTech e 19 entre as pessoas que tomaram a vacina Moderna. Além disso, foram notados 138 casos de pericardite após o uso da vacina Pfizer/BioNTech e outros 19 casos observados após a vacinação com a vacina Moderna. "O comitê recomenda, portanto, listar miocardite e pericardite como novos efeitos colaterais nas informações para essas vacinas, juntamente com um alerta para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde e as pessoas que tomam essas vacinas", diz o comunicado da EMA. 
 
Entretanto, a EMA reitera a importância de que todos se vacinem contra o novo coronavírus. "A EMA confirma que os benefícios de todas as vacinas contra a Covid-19 autorizadas continuam a superar seus riscos, dado o risco de doença Covid-19 e complicações relacionadas e como a evidência científica mostra que elas reduzem as mortes e hospitalizações devido à Covid-19", afirma o comunicado.

Ao todo 177 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech e 20 milhões de doses da vacina da Moderna já foram administradas na União Européia até 31 de maio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco