Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DIPLOMACIA

Rússia anuncia que saiu do Tratado de Céus Abertos

Publicado em: 07/06/2021 19:12

 (Foto: Sergei Guneyev/Sputnik/AFP
)
Foto: Sergei Guneyev/Sputnik/AFP
Nesta segunda-feira (7), o presidente russo, Vladimir Putin, assinou a lei de revogação do Tratado de Céus Abertos, que já foi inclusive publicado no portal oficial de informações legais do país. Em relação ao tempo que irá levar tecnicamente até a saída definitiva da Rússia do tratado, o vice-chanceler russo Sergei Ryabkov comunicou que depois da conclusão de todos os procedimentos internos, a Rússia entregará uma nota diplomática, ou seja, uma notificação aos depositários do Tratado de que foi tomada a decisão de o país se retirar do mesmo.

Já em de 2020, o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, durante sua gestão havia declarado sua intenção de retirar os Estados Unidos do tratado, no qual alegou supostas violações cometidas pela Rússia. Apesar de diversas nações terem condenado  a decisão de Washington, o procedimento formal da saída dos EUA foi finalizado em novembro do mesmo ano. Na ocasião o governo russo afirmou, no entanto, que ao saírem do Tratado de Céus Abertos, os americanos esperavam que seus aliados, por um lado, obstruíssem os vôos de observação russos sobre as instalações militares dos EUA na Europa e, por outro, que os europeus compartilhassem com a Casa Branca suas fotografias aéreas do território russo.

O Tratado dos Céus Abertos, assinado em 1992 em Helsinque, permite que observadores militares façam vôos de vigilância aérea para obter imagens de movimentos de tropas e navios em um vasto território. O documento se tornou uma das medidas de estabelecimento de confiança na Europa após a Guerra Fria. Segundo os dados de final de 2020, o Tratado de Céus Abertos foi assinado por 33 países.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco