Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

FENÔMENO

Pandemia provocou leve queda na produção mundial de plástico

Por: AFP

Publicado em: 10/06/2021 08:42

 (Foto:  AFP/Arquivos)
Foto: AFP/Arquivos
Aprodução mundial de plástico registrou leve queda de 0,3% em 2020 devido à pandemia de coronavírus, um fenômeno que só aconteceu três vezes desde a Segunda Guerra Mundial, anunciou nesta quinta-feira a PlasticsEurope, associação europeia de produtores de plástico.

O planeta produziu "367 milhões de toneladas de plástico em 2020, contra 368 milhões de toneladas em 2019", afirmou à AFP Eric Quenet, diretor da PlasticsEurope.

O mundo registrou dois retrocessos em sua produção de plástico desde o fim da Segunda Guerra Mundial: em 1973, com a crise do petróleo, e em 2008, com a crise das subprimes.

Na Europa, a queda foi de 5,1%.

O setor automobilístico, que registrou importantes interrupções em sua produção devido à crise de saúde, reduziu o consumo de plástico em 18,1% na Europa.

A tendência foi diferente na China, onde a produção de plástico aumentou 1% em 2020.

A China fabricava 25% do plástico mundial em 2010 e é responsável atualmente por um terço, depois que dobrou sua produção entre 2010 e 2020, quando produziu 117 milhões de toneladas.

O país exporta PVC para a construção e outros plásticos, mas continua importando plástico para a indústria automobilística.

A Europa, que produzia 21% do plástico mundial em 2010, é responsável atualmente por 15%, ou seja, 55 milhões de toneladas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco