Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

PANDEMIA

Índia tem recorde de vacinação diária com doses grátis para os adultos

Por: AFP

Publicado em: 21/06/2021 14:28

 (Foto: Diptendu DUTTA / AFP)
Foto: Diptendu DUTTA / AFP
As vacinas contra a Covid-19 são gratuitas para todos os adultos a partir desta segunda-feira (21) na Índia, que registrou um recorde diário de vacinação com 7,8 milhões de doses aplicadas em um só dia, segundo o ministério da Saúde.

O número contrasta com a média de três milhões de doses aplicadas nas últimas semanas.

A Índia iniciou a vacinação gratuita para todos os adultos com a esperança de impulsionar sua campanha de imunização, que até agora conta com apenas 4% de seus 1,1 bilhão de adultos completamente vacinados.

Desde 1º de maio, a vacinação estava aberta para os menores de 45 anos, mas os estados e hospitais privados tinham que encontrar e pagar pelas injeções para este grupo mais jovem.

"A campanha deve acelerar (...). A vacinação diária foi retomada na semana passada e deve ser reforçada", disse à AFP Rajib Dasgupta, especialista em saúde pública.

A campanha foi freada consideravelmente na Índia nos últimos meses pela falta de doses e pelas dúvidas da população, apesar da mortal segunda onda da epidemia que abalou o país entre o final de março e meados de maio.

As restrições à mobilidade e às atividades permitiram conter as infecções, embora seu relaxamento progressivo gere receios de uma terceira onda.

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro Narendra Modi aproveitou o Dia Internacional do Ioga para exaltar as supostas virtudes "protetoras" desta atividade contra o novo coronavírus.

"Quando falo com quem está na linha de frente, me dizem que adotaram o ioga como um escudo protetor em sua luta contra o coronavírus. Os médicos se fortaleceram, graças ao ioga, e estão recorrendo a ele para tratar seus pacientes", afirmou Narendra Modi em discurso à nação.

Desde o início da pandemia, o governo do nacionalista Modi não parou de elogiar as supostas virtudes do ioga e dos tratamentos à base de plantas medicinais contra o vírus. Estas afirmações são postas em xeque por cientistas de seu país.

No mês passado, vários médicos usaram braceletes pretos para protestar contra a tese do popular guru Baba Ramdev, próximo ao governo Modi. Ele afirma que o ioga pode prevenir a Covid-19 e acusa a medicina convencional de causar a morte de milhares de pacientes com coronavírus.

Pelo segundo ano consecutivo, o dia internacional desta popular disciplina secular da Índia foi celebrado de forma discreta. A diferença em relação a 2020 é que, agora, seus praticantes voltam a aproveitar parques e jardins públicos, reabertos nesta segunda-feira em Nova Délhi. 

Em 2014, as Nações Unidas aprovaram a proposta de Modi para a criação deste dia internacional durante o solstício de junho, o dia mais longo do ano no hemisfério norte.
TAGS: india | vacina | covid | pandemia |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Tudo pronto para o lançamento da primeira viagem espacial para turistas
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Sérvio Fidney e Ana Holanda
Grupo Diario de Pernambuco