Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

NATUREZA

Praia do Sri Lanka é inundada de toneladas de plástico de navio incendiado

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2021 10:21

 (Foto: Sinal S. Kodikara/AFP)
Foto: Sinal S. Kodikara/AFP
A Marinha do Sri Lanka foi mobilizada, nesta sexta-feira (28), para limpar uma praia da ilha contaminada com toneladas de granulados de polietileno procedente de um porta-contêineres em chamas há nove dias, na altura da capital Colombo, apesar dos esforços feitos para salvar o navio e evitar uma maré negra.

Uma impressionante fumaça preta e tóxica continua a envolver o "MV X-Press Pearl", um porta-contêineres com bandeira de Singapura. O navio corre o risco de naufragar e causar uma catástrofe ambiental pelo derramamento de centenas de toneladas de combustível no Oceano Índico.

Na quinta-feira (28), especialistas da empresa holandesa Smit se juntaram aos esforços da Guarda Costeira indiana e das autoridades locais para salvar a embarcação. O navio arde em chamas desde 20 de maio com uma carga de 1.500 contêineres carregados com 25 toneladas de ácido nítrico e etanol, entre outros materiais.

Segundo as autoridades, o navio também transportava pelo menos 28 contêineres cheios de granulados de polietileno. Oito deles caíram na água. Parte dessa carga misturada com petróleo queimado chegou à praia de Negombo.

O incêndio enfraqueceu a estrutura deste navio de 186 metros de comprimento, que poderia se romper e vazar seu combustível, alerta a Autoridade de Proteção do Meio Marinho (MEPA), do Sri Lanka.

Ancorado ao largo do porto de Colombo, o porta-contêineres também transporta 278 toneladas de combustível e 50 toneladas de diesel marítimo, conforme o presidente da MEPA, Dharshani Lahandapura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco