Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ACIDENTE

Acidente de balsa com imigrantes cubanos deixa 2 mortos e 10 desaparecidos nos EUA

Por: AFP

Publicado em: 28/05/2021 17:40

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
A Guarda Costeira dos EUA estava procurando dez pessoas desaparecidas nas águas da Flórida nesta sexta-feira (28) após a descoberta de dois mortos no dia anterior, após um barco com 20 imigrantes cubanos virar.

Na noite de quinta-feira, a Guarda Costeira informou que encontrou dois corpos perto de Florida Keys e que resgatou outros oito cubanos no oceano.

A instituição "tem vários recursos aéreos e marítimos dedicados à busca" dos 10 desaparecidos, publicou a Guarda no Twitter na manhã desta sexta-feira. "Eles procuraram a noite toda e continuarão até hoje".

A tripulação do navio da guarda costeira "Resolute" fazia uma patrulha de rotina quando identificou o grupo de pessoas na água. Eles foram resgatados e receberam alimentos e cuidados médicos.

A embarcação, que não foi descrita pelas autoridades marítimas, não estava à vista.

Os sobreviventes relataram que deixaram o porto de Mariel, em Cuba, no domingo e viraram em algum momento na noite de quarta-feira, detalhou a Guarda Costeira em um comunicado.

"Nossos primeiros socorros estão focados em encontrar sobreviventes", disse Seth Haynes, supervisor do centro de comando de Key West. "Continuaremos a busca durante a noite [quinta-feira] pelos desaparecidos".

Normalmente, os cubanos que migram por via marítima para os Estados Unidos o fazem em balsas inadequadas para a travessia do Estreito da Flórida, o que lhes valeu o apelido de "vigas".

O aprofundamento da crise econômica em Cuba levou a um aumento de pessoas que buscam escapar da ilha comunista.

Só nos últimos oito meses, a Guarda Costeira interceptou 298 cubanos em comparação com as 49 vigas encontradas no ano fiscal (outubro a setembro) de 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco