Diario de Pernambuco
Busca

LONDRES

Reino Unido, França e Alemanha condenam restrição às inspeções nucleares no Irã

Por: AFP

Publicado em: 23/02/2021 17:14

 (Foto: Reprodução/AFP)
Foto: Reprodução/AFP
O Reino Unido, a França e a Alemanha "lamentam profundamente" a "perigosa" restrição às inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre as atividades nucleares no Irã, de acordo com um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (23).

O Irã adotou essas limitações nesta terça, depois que o prazo de Teerã para suspender todas as sanções americanas expirou.

"Nós, Ministros das Relações Exteriores da França, Alemanha e Reino Unido, lamentamos profundamente que o Irã tenha começado (...) a suspender o protocolo adicional e as medidas de transparência" do acordo nuclear iraniano, denunciaram, observando "a natureza perigosa" da decisão do Irã.

"Solicitamos ao Irã a parar e reverter todas as medidas que reduzem a transparência e que coopere plenamente com a AIEA", continuaram os chefes da diplomacia desses três países, cossignatários do acordo de 2015 com os Estados Unidos - que o deixou em 2018 -, Rússia e China.

Ressaltaram também que o "objetivo continua sendo o de preservar o acordo e apoiar os esforços diplomáticos em busca de uma solução negociada, que permita ao Irã e aos Estados Unidos voltarem ao pleno respeito aos compromissos assumidos".

Após a retirada unilateral do acordo de Viena pelo governo americano de Donald Trump e o restabelecimento de suas sanções contra Teerã - que sufocaram a economia do Irã -, esse país tem progressivamente deixado de cumprir seus compromissos nucleares.

O acordo de 2015, entre Teerã e as grandes potências, tem como objetivo evitar que a República Islâmica desenvolva uma bomba atômica, impondo estritos limites ao seu programa nuclear, que permaneceria exclusivamente civil.

A comunidade internacional, em troca, suspendeu todas as sanções econômicas contra o Irã.

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu endossar este acordo novamente, mas com a condição de que Teerã volte a honrar os seus compromissos o quanto antes, dos quais começou a se distanciar em resposta às sanções firmadas por Trump.
TAGS: nuclear | diplomacia | irã |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.