Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MERCOSUL

Líderes do Uruguai e Paraguai apoiam flexibilização do Mercosul

Publicado em: 18/02/2021 20:45

 (Foto: AFP
)
Foto: AFP
Após uma reunião presencial em Punta del Este, o presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez e o líder do Uruguai, Luis Lacalle Pou, realizam um comunicado em conjunto ao afirmar que o Mercosul precisa ser "um trampolim" e discutiram a flexibilização do bloco. "Posso dizer com grande satisfação que a vocação paraguaia de abertura ao mundo é a mesma do Uruguai e continua com mais força. Por isso, o avanço dos países do Mercosul para o mundo é extremamente importante. Para o Paraguai e o Uruguai é decisivo nos tempos que virão", declarou Lacalle Pou.

De acordo com os Chefes de Estado, ambos os países almejam que cada representante do bloco sul-americano possa negociar acordos bilaterais com outras nações sem haver necessidade de exigência do consentimento dos demais membros do Mercosul, como está estabelecido atualmente. "O mundo está se abrindo às nossas commodities, às nossas matérias-primas, e podemos oferecê-las. Precisamos entrar no mundo, nesses mercados, em igualdade de condições com nossos concorrentes. Por isso, o avanço com os países do mundo que são grandes consumidores de nossas matérias-primas, temos que ir lá negociar, com nossas particularidades e compromissos", acrescentou Benítez.

Em março, o Mercosul completa 30 anos de existência e os dois líderes defendem que já chegou o momento de haver algumas mudanças. "Temos que rever o roteiro, ficar com o bom, promover o melhor para torná-lo um trampolim para o mundo", conclui Pou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Atividades econômicas proibidas em 63 municípios do Agreste e Sertão
Brasil aprova uso definitivo da vacina da Pfizer, mas imunizante ainda não está disponível
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco