Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

IRÃ

Jornal diz que cientista nuclear do Irã foi assassinado por espiões israelenses e iranianos

Publicado em: 11/02/2021 20:39

 (Foto: Arquivo/AFP)
Foto: Arquivo/AFP
O jornal The Jewish Chronicle noticiou que a arma de tecnologia de ponta que assassinou o conceituado cientista iraniano Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Centro de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa do Irã, chegou ao país pelo Mossad, o serviço secreto de Israel. De acordo com o mais antigo jornal judeu, sediado em Londres, fontes de inteligência do serviço secreto revelaram que um grupo de mais de 20 espiões de origem israelense e iraniana levou escondido à arma desmontada, cujo peso total tem aproximadamente uma tonelada.

Também segundo informações publicadas no The Jewish Chronicle, o planejamento na preparação para matar Fakhrizadeh demorou cerca de oito meses de vigilância meticulosa por oficiais de inteligência. "A equipe elaborou um plano detalhado e minucioso. Por oito meses, eles (agentes secretos) respiraram com Fakhrizadeh, acordaram na hora que ele acordava, deitaram-se na mesma hora que ele, viajaram com ele. Eles (agentes secretos) teriam sentido o cheiro da sua loção pós-barba, se ele tivesse usado uma", relatou ao jornal uma fonte que não teve seu nome divulgado.

O Ministro da Inteligência iraniano, Mahmoud Alavi, declarou ontem (10) que um membro das Forças Armadas do Irã é um dos envolvidos na participação do assassinato do físico nuclear, que ocorreu na cidade de Absard, no norte do país, em novembro do ano passado.
Apesar de ninguém ter assumido publicamente a responsabilidade pelo ataque, desde o acontecimento o crime tem sido atribuído a Israel pela mídia e autoridades iranianas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco