Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MUNDO

UE aguarda autorização de uma segunda vacina 'nas próximas horas'

Por: AFP

Publicado em: 05/01/2021 17:15

 (Foto: Andre Melo Andrade)
Foto: Andre Melo Andrade
A União Europeia espera que uma segunda vacina contra o novo coronavírus seja autorizada "nas próximas horas", afirmou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que anunciou no final do mês a realização de uma nova cúpula virtual sobre a crise da saúde.

"Esperamos que nas próximas horas, mesmo que não tenhamos certeza, uma segunda vacina possa ser aprovada",indicou Michel durante uma coletiva de imprensa em Lisboa, no início da presidência semestral da UE que Portugal assumiu em 1º de janeiro.

Sob pressão de países europeus para autorizar a vacina do laboratório americano Moderna o quanto antes, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) antecipou de 12 de janeiro para a quarta-feira, e depois de quarta para segunda-feira, a reunião de seu Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), sugerindo a possibilidade de uma decisão iminente, embora ainda não tenha sido tomada.

A EMA autorizou em 21 de dezembro a vacina contra a covid-19 Pfizer/BioNTech, para a qual a Comissão Europeia deu autorização imediata e continua até hoje a única autorizada no bloco.

Referindo-se ao "gigantesco desafio" que representa a implantação destas vacinas em Lisboa, Michel afirmou nesta terça-feira (5) que "a Comissão, com o apoio dos Estados-Membros, trabalha dia e noite para garantir que o número de vacinas disponíveis possa ser aumentado (. ..) respeitando a independência da agência farmacêutica".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem em plena pandemia vira desafio em dobro para estudantes
Enem para todos com o Fernandinho Beltrão #369 #370 Isolamento geografico, reprodutivo e genético
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 15/01
Amazonas anuncia toque de recolher
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco