Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

TENSÃO

China ameaça retaliação aos EUA devido sua retomada nas relações com Taiwan

Publicado em: 12/01/2021 14:53

 (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
Foto: Brendan Smialowski/AFP
Após a visita a Taiwan na semana passada da embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Kelly Craft, o Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, declarou que suspendeu as restrições de contatos entre o país e a ilha asiática. 

Para a China a medida tomada nestes últimos dias da administração de Donald Trump, com a ação da retomada da colaboração dos EUA com Taiwan, foi classificada como uma provocação. Pequim afirmou que se "opõe resolutamente" à decisão dos EUA de suspender as restrições na cooperação com a ilha e ameaçou um "contra-ataque". "Quaisquer ações que prejudiquem os interesses centrais da China serão enfrentadas com um contra-ataque firme e não terão sucesso. A resolução do povo chinês de defender nossa soberania e integridade territorial é inabalável e não permitiremos que nenhuma pessoa ou força impeça o processo de reunificação da China", anunciou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.

Além disso, de acordo com o editorial publicado pelo portal chinês Global Times, o governo de Trump está explorando seus últimos dias para tomar decisões contra a China. O editorial ainda assinala que Mike Pompeo se aventurou na questão de Taiwan, que ele acredita ser o melhor local para prejudicar a China e o melhor lugar para derrubar todo o relacionamento entre os dois países, e que o país asiático vai reunir força e resolução para enfrentar a provocação final de Washington. “Vamos desacreditar Pompeo e seus semelhantes por sua arrogância em julgar mal a situação e detê-los no estreito de Taiwan", comentou o Global Times.
Em resposta, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Morgan Ortagus, escreveu no tweet que não há planos para viajar a Taiwan nesta semana, porém os EUA irão continuar a apoiar a ilha asiática.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 18/01
Vacinação começa na quarta-feira, garante Ministério da Saúde
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Enem em plena pandemia vira desafio em dobro para estudantes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco