Diario de Pernambuco
Busca

AUSTRÁLIA

Austrália pode ter bloqueado o conteúdo do Google e Facebook

Publicado em: 22/01/2021 20:16

 (Foto: Reprodução/Internet )
Foto: Reprodução/Internet

A Austrália tem em andamento um projeto de lei que pretende alterar as relações entre os meios de comunicação e os gigantes da Internet, com destaque para o Google e Facebook. A medida se aprovada estipularia que as grandes empresas do setor terão que pagar aos veículos de comunicação pelo conteúdo que for utilizado. Diante do impasse, o Google declarou hoje (22) que irá remover o seu mecanismo de busca na Austrália caso o país não mude o teor da lei.

Já no final de 2020, o governo australiano apresentou ao parlamento um "código de conduta vinculante", que aborda a suposta discrepância no processo de negociação entre as mídias e as plataformas digitais. Sendo considerado como um projeto dos mais limitativos do mundo neste segmento, estabelece multas de milhões de dólares se houver infração das companhias de Internet. Segundo publicação da agência AFP, na comissão do Senado australiano, a diretora-gerente do Google Austrália e Nova Zelândia, Melanie Silva, anunciou: "Se essa versão do código se tornar lei, não teremos escolha real a não ser parar de disponibilizar a busca do Google na Austrália".

 

Em contrapartida à declaração, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, disse que o governo não responderia ao que ele descreveu como "ameaças". "A Austrália é quem estabelece as regras do que pode ser feito na Austrália. É o nosso Parlamento que decide. Pessoas que desejam trabalhar dentro dessa estrutura na Austrália são bem-vindas. Mas não cedemos a ameaças", afirmou Morrison.

 

Por outro lado, o Facebook reiterou o aviso de que poderá iniciar a interrupção do conteúdo de notícias na versão australiana da rede social devido ao novo código.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.