Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

NEGOCIAÇÕES

Líderes da União Europeia assinam acordo pós-Brexit nesta quarta

Por: AFP

Publicado em: 29/12/2020 13:50

 (Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP)
Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o titular do Conselho Europeu, Charles Michel, assinam na manhã desta quarta-feira (30) o texto do acordo pós-Brexit com o Reino Unido - anunciou uma porta-voz nesta terça (29).

As assinaturas serão feitas às 8h30 GMT (5h30 em Brasília) e, na sequência, o documento será transportado por via aérea para Londres, onde deverá ser firmado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à tarde.

O serviço de imprensa do Conselho Europeu informou no Twitter que o documento "será assinado pelas duas partes" durante o dia de quarta-feira.

Na segunda-feira, os 27 países da UE autorizaram a aplicação provisória do acordo a partir de 1o de janeiro de 2021, na espera da ratificação parlamentar formal em Londres e Bruxelas.

A intenção dos representantes dos países na UE é permitir que o texto (de mais de 1.200 páginas) seja publicado no Diário Oficial da UE nesta semana.

Em 1o de janeiro, o Reino Unido sairá definitivamente do mercado comum e da união aduaneira da UE. O acordo estabelece que as normas que regerão a partir desta data as relações comerciais entre as partes.

No Parlamento britânico, a aprovação do acordo não deveria, a princípio, apresentar grandes dificuldades devido à maioria conservadora que apoia Johnson, além do apoio dado por parte da oposição trabalhista.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 18/01
Vacinação começa na quarta-feira, garante Ministério da Saúde
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Enem em plena pandemia vira desafio em dobro para estudantes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco