Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CONTÁGIO

União Europeia notifica surto do vírus da gripe aviária

Publicado em: 17/11/2020 19:36

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A União Europeia registrou inúmeros casos de gripe aviária em várias granjas de países do continente e determinou o abate de milhares de galinhas para conter a disseminação. O surto do vírus Influenza (H5N1), que causa a gripe, foi constatado nas últimas semanas na Europa, sendo que ele pode ser dividido em vários subtipos e um deles, o H5N8, foi confirmado em uma granja perto de Rostock, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na Alemanha. "Para combater o surto da doença e evitar sua maior propagação, é preciso do ponto de vista médico veterinário abater 70.000 aves em vários locais. As preparações já começaram", disse porta-voz do governo de Rostock.

Além disso, as autoridades locais ainda informaram que aproximadamente 16.000 perus foram abatidos no mesmo estado alemão quando a gripe foi encontrada em outra granja. Também outros surtos da gripe aviária foram notificados na França, Córsega, Holanda, Reino Unido e Dinamarca. Com o crescimento de tantos casos, os países estão tomando medidas mais intensas para controlar e conter a disseminação.

O Reino Unido ordenou sacrificar 12.000 aves domésticas em uma granja no noroeste da Inglaterra e a Holanda já abateu 48 mil galinhas. A Dinamarca declarou que decidiu interromper a exportação de aves e ovos para nações fora do eixo da EU por pelo menos três meses e já realizou o abate de 25.000 aves.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Convivendo com HIV e Aids: 40 anos depois, o estigma persiste
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco