Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

COVID-19

Rússia afirma que irá cooperar com imunização mundial com a vacina Sputnik V

Publicado em: 06/11/2020 18:30

 (Foto: AFP)
Foto: AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou que a Rússia se encontra disposta a colaborar com a imunização global com sua vacina Sputnik V contra o novo coronavírus. "A Rússia certificou a primeira vacina contra o coronavírus, Sputnik V; estamos desenvolvendo mais duas vacinas; estamos prontos para cooperar na vacinação na plataforma do Conselho da Europa", disse Lavrov em seu discurso na reunião ministerial virtual do Conselho da Europa. O chanceler russo ainda destacou que opiniões políticas nem os cálculos econômicos deveriam "estar acima dos interesses de proteger a saúde de seus próprios cidadãos".

O site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia também emitiu um comunicado a respeito do assunto. "Essa ênfase é particularmente relevante agora em meio à pandemia Covid-19, um desafio global fundamentalmente novo e implacável que mais uma vez demonstrou a verdade do que a história sempre nos ensinou: não há alternativa além da cooperação unida, comportamento responsável e assistência mútua”, diz a nota oficial. A Rússia registrou a vacina Sputnik V contra a Covid-19 em 11 de agosto, sendo a primeira do mundo. Desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya em parceria com o Fundo Russo de Investimentos Diretos, o m medicamento é composto por dois componentes, no qual o primeiro é baseado no adenovírus humano tipo 26 e o segundo é fundamentado no adenovírus humano recombinante tipo 5. A vacina deve ser administrada em duas etapas, com um intervalo de 21 dias. A Sputnik V já passou em duas fases de teste e a terceira e última fase ainda está sendo realizada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco