Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

EUROPA

Pandemia está 'fora de controle' em boa parte da Itália

Por: AFP

Publicado em: 09/11/2020 10:08

 (Foto: ANDREAS SOLARO / AFP)
Foto: ANDREAS SOLARO / AFP
Roma, Itália - A pandemia de coronavírus está "fora de controle" em grande parte da Itália e, por isso, é necessário um "confinamento nacional" para deter a exorbitante propagação do vírus - alertou o especialista italiano Massimo Galli nesta segunda-feira (9).

"Não restam dúvidas de que, em grande parte do país, a situação está fora de controle", disse à emissora de televisão pública RAI o professor Massimo Galli, que é chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Sacco, de Milão, capital da Lombardia (norte), a região mais afetada pela pandemia da Covid-19.

"As outras doenças não estão de folga por causa da Covid-19, e é preciso se organizar (...) porque, do contrário, a pandemia acabará causando danos piores", acrescentou, ao se referir aos tratamentos suspensos, devido à emergência deflagrada pelo novo coronavírus.

Primeiro país da Europa afetado pela pandemia, em fevereiro passado, a Itália registrou mais de 41.000 mortes e cerca de 935.000 casos de contágio.

Para conter a segunda onda da epidemia, o governo italiano decidiu dividir as 20 regiões italianas em três categorias, segundo a gravidade da situação: do amarelo (moderado), onde está em vigor um toque de recolher noturno nacional, ao vermelho, onde um confinamento relativamente rígido é aplicado.

Quatro regiões são consideradas zona vermelha e é possível que outras, em torno de seis, incluindo Vêneto, atualmente na zona laranja (intermediária), decidam mudar de cor nesta segunda feira, chegando ao mais elevado risco de contágio.

O Colégio Nacional de Médicos pede que se adote o confinamento em todo país, sem distinção por regiões, devido ao elevado número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva, temendo o colapso de muitos hospitais.

Segundo o presidente da entidade, Filippo Anelli, o confinamento é necessário porque, caso contrário, "em um mês a situação será dramática".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco