Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

COVID-19

ONU marca reunião que coordenará os trabalhos de contenção da pandemia

Publicado em: 05/11/2020 21:46

 (Foto: Divulgação/ ONU News)
Foto: Divulgação/ ONU News

A Organização das Nações Unidas (ONU) comunicou hoje (5) que o encontro que irá coordenar as atividades para tentar conter a pandemia foi agendado para os dias 3 e 4 de dezembro, na qual será realizada uma sessão especial virtual da Assembléia Geral. Desde junho a entidade estudava a programação desta data.
A proposta da reunião visa elaborar uma ação internacional e específica num momento de segunda onda da Covid-19, sobretudo, na Europa e nos Estados Unidos. A decisão foi aprovada por 150 votos a zero, sendo que somente três países se abstiveram: Israel, Armênia e Estados Unidos.

A sessão terá discursos pré-gravados por líderes mundiais, apresentações de vídeos e um debate comandado pelo chefe da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus. Os líderes poderão apresentar declarações pré-gravadas de cinco minutos para serem transmitidas no salão da Assembléia Geral e os videoclipes serão reproduzidos no ambiente. O Presidente da Assembléia, o turco Volkan Bozkir, ressaltou que a sessão especial será de alto nível. "Um momento histórico e um teste para o multilateralismo será definido por nossa ação coletiva sobre uma das questões mais críticas de nosso tempo", destacou.

Até o presente momento, as 193 nações que integram a instituição tomaram quatro medidas a respeito da pandemia: solidariedade global, acesso global a medicamentos e vacinas, coordenação da ação global e resposta unida às ameaças sanitárias mundiais.

De acordo com dados da ONU, o mundo tem 47,9 milhões de casos e 1,2 milhão de mortos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Giovanni Prado, diretor executivo da Sicredi Pernambucred
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco