Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ATENTADO

França repudia ataque com explosivos em cerimônia na Arábia Saudita

Publicado em: 11/11/2020 22:59

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
O Ministério das Relações Exteriores francês declarou num comunicado que condena a explosão que aconteceu nesta quarta-feira (11), em um cemitério não muçulmano na cidade de Jidá, no oeste da Arábia Saudita, durante a cerimônia anual que celebra o armistício e os combatentes da Primeira Guerra Mundial. O evento contava com a presença do Cônsul Geral da França, Irlanda, Reino Unido, diplomatas europeus e ainda expatriados franceses. "As embaixadas que estiveram envolvidas na cerimônia de comemoração condenam este ataque covarde, que é completamente injustificado", diz a nota à imprensa. 

O episódio fez a França pedir os cidadãos franceses que residem na Arábia Saudita para manter "máxima vigilância". Além disso, a embaixada francesa nos Emirados Árabes Unidos também determinou que os franceses residentes no país fiquem em estado de alerta.

O atentado deixou feridos, entretanto até o momento as fontes consultadas discordam sobre o  número de pessoas atingidas. De acordo com a agência Reuters, uma delas, que  preferiu não se identificar, afirmou que quatro pessoas foram feridas, entre eles um cidadão grego, mas as autoridades locais dizem que são dois, sendo um funcionário do consulado grego e um guarda saudita. A polícia saudita fechou os acessos ao cemitério.

Esta é a segunda ofensiva que ocorre contra franceses em Jidá, após a agressão à faca sofrida por um guarda do consulado da França em 29 de outubro. Na ocasião um homem saudita foi identificado como o autor do ataque e detido, porém ainda não se sabe o que motivou o ataque.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco