Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

RISCO VIRTUAL

Empresa da Rússia faz alerta global sobre poderoso vírus cibernético do Brasil

Publicado em: 10/11/2020 21:24

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
 
A multinacional russa de segurança cibernética Kaspersky Lab. emitiu um comunicado hoje (10) alertando o mundo a respeito de um novo vírus cibernético brasileiro chamado Ghimob, que afeta e ataca aplicativos para celular e já atingiu seis países. "O novo código malicioso Ghimob que hackers usam para espionar suas vítimas apareceu em Paraguai, Peru, Portugal, Alemanha, Angola e Moçambique", diz a nota da Kaspersky.

De acordo com os analistas da companhia, o potente vírus digital engana a vítima por meio de uma mensagem de e-mail quando aberta no celular, na qual é oferecida ajuda para pagamento de dívidas e exibido um link para ela saber os detalhes. O usuário ao clicar no link, o arquivo é baixado e consegue infectar todo o dispositivo móvel, o que permite aos cibercriminosos ter acesso aos dados e fazer de modo remoto diversas transações fraudulentas.

Também, segundo os analistas da Kaspersky, o Ghimob pode espionar 153 aplicativos para celular, geralmente de bancos, empresas financeiras e plataformas de criptomoeda.  A empresa de segurança recomenda e previne que instituições financeiras rastreiam novos malwares, além de buscar aperfeiçoar o processo de autenticação, aplicar tecnologias antifraude e utilizar análises de ameaças para diminuir a possibilidade de ataques de cavalos de Tróia como este.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco