Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ELEIÇÕES

Eleições dos EUA: "Nenhum voto que chegou após o dia das eleições será contado", diz Trump

Publicado em: 05/11/2020 14:34 | Atualizado em: 05/11/2020 14:42

 (MANDEL NGAN / AFP)
MANDEL NGAN / AFP

Apesar da vantagem do candidato democrata Joe Biden, as eleições nos Estados Unidos seguem acirradas. E o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump usa esse clima para tentar inflar os ânimos dos próprios apoiadores pelas redes sociais. Foi o que aconteceu há pouco, na manhã desta quinta-feira (5/11), quando ele escreveu em caixa alta no perfil oficial do Twitter: Parem a contagem!

 

 

O presidente causou um alvoroço de comentários sobre a apuração. Isso porque a apuração de votos enviados pelos correios tem sido fundamental para o aumento da vantagem de seu opositor, já que pesquisas indicam a preferência dos democratas pelo voto antecipado, por correspondência. Minutos depois, o atual presidente dos EUA voltou a tentar usar autoridade para interferir na apuração: "Nenhum voto que tenha chegado após o dia da eleição será contado", garantiu, inflamando seus seguidores no que pode ser um efeito cascata que ainda não tem previsão de acabar.

 

No fim da noite de quarta-feira (4/11), apoiadores do presidente tentaram invadir um local onde estavam sendo contados os votos na cidade de Detroit, Michigan. Os apoiadores do republicano pressionaram vidros e precisaram ser contidos por seguranças. O fato também foi compartilhado por Trump com um viés favorável a ele, insinuando que haveria alguma irregularidade na apuração. Logo depois da confusão finalizada, Biden foi declarado vitorioso no estado do Michigan com uma pequena vantagem, pouco mais de 1%, deixando o democrata mais próximo da Casa Branca.

 

 

Essa virada pode se repetir em alguns dos estados que ainda não finalizaram a apuração nesta quinta: Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Nevada. Na maioria destes, as diferenças entre os dois candidatos são mínimas e, por isso, cada voto contado, ou não, fará a diferença. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco