Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ELEIÇÕES

Eleições americanas se aproximam do fim, pelo menos nas urnas

Publicado em: 05/11/2020 15:31 | Atualizado em: 05/11/2020 23:47

 (Foto: AFP / JIM WATSON)
Foto: AFP / JIM WATSON
Com a retomada da contagem dos votos das eleições americanas no estado de Nevada, em que o vencedor levará seis delegados no Colégio Eleitoral, a emoção será intensa.
 
Acompanhe ao vivo: 


No momento da publicação desta matéria, a situação era: o republicano Donald Trump está à frente na Geórgia, na Pensilvânia e na Carolina do Norte, enquanto Joe Biden vence no Arizona e em Nevada.

A reta final será ainda mais emocionante, sobretudo diante da decisão da Justiça de suspender a contagem dos votos enviados pelos correios na Filadélfia, uma área democrata.

Na Geórgia, a cada atualização, de três votos apurados, um vai para o Trump e dois vão para o Biden. Falta apurar 1% das urnas, em torno de 60 mil votos. A diferença entre os candidatos é de apenas 18 mil votos pró-Trump.

Se essa tendência for mantida, dos 60 mil votos a serem apurados, 40 mil devem seguir para Biden e 20 mil, para Trump. Isso acontecendo, Biden tirará a diferença e vai levar os 16 delegados da Geórgia com uma diferença inferior a 10 mil votos.

Na Pensilvânia, o cenário também é favorável à virada do Biden. Foram apuradas 88% das urnas e a diferença está em 115.071 votos pró-Trump. Mas, a cada atualização, a diferença reduz entre os candidatos.

Nas últimas três atualizações, para cada um voto apurado para Trump, Biden recebeu seis. Nesse ritmo, quando tivermos em torno de 92% das urnas apuradas, Biden poderá superar Trump em número de votos e fechar com uma larga vantagem frente ao atual presidente americano.

Vale lembrar que o resultado da Pensilvânia estará pendente por causa da apuração suspensa dos votos pelos correios, que tendem a ser em maioria para Biden.

Diante disso, não será surpresa se Biden levar 36 delegados nesses dois estados, o que será mais do que suficientes para ganhar a eleição.

Mesmo sem considerar os delegados do Arizona (11), Biden chegaria a 289 delegados. E, se confirmar o resultado atual de Nevada e Arizona, chegaria a 306 delegados. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Resumo da semana: repercussão das eleições, gastos parlamentares e receio de novo lockdown
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco