° / °

Mundo
HOMENAGEM

Ditador do Turcomenistão inaugura estátua dourada de cachorro na capital do país

Publicado: 12/11/2020 às 16:21

/Foto: Altyn Asyr/Reprodução

/Foto: Altyn Asyr/Reprodução

O ditador do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, inaugurou, na capital Ashgabat, uma estátua dourada de seis metros de altura em homenagem aos cachorros alabai, raça originária do país, variante do pastor-da-ásia-central. Segundo a imprensa estatal, motivo para a construção do monumento é "em respeito e honra a uma coragem exemplar e coração cordial destes maravilhosos animais, tendo destacado o seu papel no destino da história da nação". 

Esta não é a primeira vez que ele inaugura uma estátua para um animal. Em 2015, Berdymukhamedov construiu um monumento dele mesmo montado num cavalo

Berdymukhamedov é conhecido por presentear outros líderes mundiais com cachorros alabai. Em 2017, o presidente foi alvo de críticas pela forma que entregou um filhote da raça ao presidente russo, Vladimir Putin. Ele levantou o animal segurando a pele do pescoço do animal. 

Em 2019, o ditador escreveu um livro sobre o cachorro alabai, em que conta a origem da raça e a relevância cultural que o animal exerce no país, considerado um símbolo nacional. 

Mais de Mundo