Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

MÚSICA

Detentores dos direitos de 'YMCA' entram com ação contra Donald Trump

Publicado em: 06/11/2020 19:19

 (Foto: Brendan Smialowski / AFP)
Foto: Brendan Smialowski / AFP

Em decorrência do uso indevido da música YMCA na campanha eleitoral de Donald Trump, os detentores dos direitos autorais do hit do Village People registraram uma denúncia na França e nos Estados Unidos. Os advogados anunciaram a queixa na última quinta-feira (5/11).

"Nos últimos dias da campanha para a eleição presidencial nos EUA, a mundialmente famosa canção YMCA, interpretada pelo Village People, foi objeto de uso massivo e não autorizado por parte do candidato Donald Trump e sua equipe, tanto durante seus comícios, quanto na trilha sonora de um vídeo promocional veiculado em todo o mundo", declarou Richard Malka, advogado dos detentores dos direitos da música, em nota.

Trump encerrou comícios e postou montagens no Twitter com a música, associando a imagem dele aos músicos e à banda. Sendo assim, os beneficiários dos direitos da música, como a gravadora Scorpio Music, descobriram a apropriação ilícita e não aceitaram bem.

A música ficou muito famosa entre as décadas de 1970 e 1980. Junto com a canção, a coreografia conquistou o mundo com as fantasias de caubói, índio, policial, operário, motociclista e soldado. Confira o vídeo, lançado há 12 anos:

[vídeo

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco