Diario de Pernambuco
Busca

RECORDE

Com cavernas e ruínas, piscina mais profunda do mundo é inaugurada na Polônia

Publicado em: 24/11/2020 16:16

 (Foto: Reprodução/Instagram/Deepspot)
Foto: Reprodução/Instagram/Deepspot
A cidade de Mszczonow, na Polônia, agora abriga um recorde global: no sábado (17), foi inaugurada a piscina mais profunda do mundo, com 45,4 metros de profundidade, preenchidos com nada menos que 8 mil m³ de água, 20 vezes mais do que uma piscina comum de 25 metros.

O complexo de Deepsot, construído para servir como centro de treinamento para mergulhadores amadores e profissionais, ainda conta com cavernas e ruínas maias nas paredes, simulando o fundo do mar. Sua construção demorou dois anos para ser concluída e custou cerca de 40 milhões de zloyts (em torno de R$ 57 milhões).

"Não há peixes bonitos ou recifes de coral aqui, então não substitui o mar, mas é realmente um bom lugar para aprender e treinar para mergulhar com segurança", disse Przemyslaw Kacprzak, instrutor de mergulho, que participou da cerimônia formal de inauguração da piscina no final de semana.

Jerzy Nowacki também participou da estreia a piscina e falou com o jornal europeu Kafkadesk sobre a experiência. "Pela primeira vez, descemos mais de cinco metros, mas dá para ver até o fundo — os destroços, as cavernas — é magnífico!", disse o mergulhador amador.

A estrutura do local também permite que pessoas que não sabem nadar ou simplesmente não queiram se molhar aproveitem o complexo. Passagens internas permitem que espectadores assistam aos mergulhadores se aventurando, inclusive, com quartos de hotel e restaurantes para serem reservados com vista para a água.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.