Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

INTERNACIONAL

China e Rússia se unem para enfrentar seus interesses políticos e econômicos

Publicado em: 19/11/2020 22:07

 (Foto: Fred Dufour/AFP)
Foto: Fred Dufour/AFP

Os chanceleres da China e da Rússia, respectivamente Wang Yi e Sergei Lavrov anunciaram que irão juntar forças no enfrentamento da política de ações unilaterais, protecionismo e perseguição nas relações internacionais.

De acordo com Wang Yi, o governo de Pequim se disponibiliza em manter contatos de alto nível com Moscou e ambos objetivam reforçar a interação e coordenação entre si assim como utilizar suas vantagens ao máximo, além de auxiliar os países regionais na resolução de questões urgentes como o combate a pandemia, a manutenção da estabilidade e a recuperação da economia. “A China e a Rússia continuam desempenhando o papel de "estabilizadores globais" e a cooperação bilateral está constantemente trazendo resultados novos”, afirmou Yi.

O Ministro das Relações Exteriores chinês ressaltou também que a comemoração do 20º aniversário da assinatura do Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação entre a China e a Rússia enriquecerá o componente estratégico das duas nações e, ainda  contribuir para elevar o nível de sua cooperação de modo mais abrangente.

Também em um comunicado de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, expressou que a China reprova as possíveis intenções da aliança “Cinco Olhos” (Five Eyes, em inglês), formada pelos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia em ameaçar os interesses e a soberania do gigante asiático, uma referência as recentes declarações do grupo. “Comentários irresponsáveis sobre os assuntos referentes a Hong Kong, assuntos esses que são internos da China e que o país se opõe às violações flagrantes do Direito Internacional e das regras básicas das relações internacionais por parte dos membros dos "Cinco Olhos", apontou Lijian.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco