Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ESPÉCIE RARA

Tigresa abraçando árvore é imagem vencedora de concurso mundial de fotos de vida selvagem

Publicado em: 14/10/2020 16:45

 (Foto: Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year/BBC)
Foto: Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year/BBC
O fotógrafo Sergey Gorshkov venceu o prêmio Wildlife Photographer of the Year (WPY, ou Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, em tradução livre), com um registro impressionante. Ele conseguiu capturar o momento exato em que um tigre-siberiano - uma das criaturas mais raras do planeta - parece abraçar uma árvore nas profundezas de uma floresta do extremo leste da Rússia.

Batizada de O Abraço, a imagem é, na verdade, o momento em que tigresa se esfregava na casca para deixar seu cheiro e marcar território no Parque Nacional de Leopardos. "É como se o tigre fosse parte da vegetação. Sua cauda parece se fundir com as raízes da árvore. As duas são uma", afirmou Roz Kidman-Cox, chefe dos jurados do prêmio. "A luz, as cores, a textura. É como uma pintura a óleo", descreve.

A imagem foi feita como uma "armadilha fotográfica": o equipamento foi instalado na floresta e deixado por meses, esperando para ser acionado automaticamente quando um tigre passasse. No entanto, além da sorte de conseguir capturar o animal raro, Sergey precisou contar com sua experiência de fotógrafo da vida selvagem para fazer o registro. Para posicionar a câmera no lugar certo, ele precisava saber onde estaria mais propenso a flagrar o animal.

Ameaça de extinção
Os tigres da Rússia Oriental foram caçados até serem quase extintos. Agora,  provavelmente, existem apenas algumas centenas de indivíduos dessa espécie na natureza. Além disso, outro ponto que dificulta se obter imagens desses animais é o fato de que as populações das presas deles, principalmente veados e javalis, também foram reduzidas. Assim, eles precisam percorrer distâncias para encontrar comida.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Celso Muniz (MDB)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #181 - Tiops de rins dos vertebrados
Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco