Diario de Pernambuco
Busca

INFORMAÇÕES

Serviço de Inteligência dos EUA acusa Rússia de ter dados do eleitorado norte-americano

Publicado em: 22/10/2020 19:29

 (Foto: Marcello Casall Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casall Jr/Agência Brasil
O diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, John Ratcliffe, anunciou em entrevista coletiva à imprensa que a Rússia obteve dados sobre os eleitores americanos. Além disso, Ratcliffe afirmou que o Irã também enviou e-mails falsos para intimidar os eleitores, incitar a agitação social e prejudicar o presidente dos EUA, Donald Trump. O diretor de Inteligência Nacional dos EUA ainda especificou que os agentes de inteligência norte-americanos não identificaram ações similares russas, porém que este país adquiriu informações a respeito do eleitorado.

Entretanto, a acusação foi imediatamente negada pelo governo de Moscou. Em contrapartida, o porta-voz do Dmitry Peskov se pronunciou nesta quinta-feira (22), que as denúncias contra a Rússia são divulgadas praticamente todos os dias e que todas são absolutamente infundadas. "Podemos comentar isso com pesar", disse Peskov. 

O porta-voz russo também declarou que as alegações dos EUA sobre tentativas de Moscou de influenciar processos democráticos em outros países são irreais.

Em recente entrevista a um canal de televisão russa, o presidente Vladimir Putin já garantiu que sua posição é de cooperar com qualquer um dos eleitos no pleito dos Estados Unidos, a quem o povo norte-americano demonstre confiança. Na ocasião, o líder da Rússia reiterou que seu país irá trabalhar com qualquer futuro presidente dos EUA, com a pessoa que vai ganhar confiança da população norte-americana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.