Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

NÚMEROS

Líbano tem 'aumento significativo' de migração ilegal, diz ONG

Por: AFP

Publicado em: 14/10/2020 08:41 | Atualizado em: 14/10/2020 10:08

 (Foto: JALAA MAREY / AFP)
Foto: JALAA MAREY / AFP
Centenas de pessoas no Líbano tentaram a perigosa travessia do Mediterrâneo com destino ao Chipre nos últimos meses, em um contexto de grave crise econômica que colocou mais de 650.000 crianças libanesas na pobreza, alertou nesta terça-feira (13) a ONG Save The Children. Entre julho e setembro, a ONG registrou 21 travessias marítimas. Em todo o ano de 2019, foram 17.

Este fenômeno, incentivado por uma crise econômica inédita e pelo empobrecimento da população, apresentou um "aumento significativo" em setembro. Neste mês, "230 pessoas que viajavam a bordo de cinco barcos foram mandadas de volta para o Líbano após tentarem chegar ao Chipre pelo mar", explicou a ONG britânica.

A travessia, que geralmente é realizada em barcos frágeis, custou a vida de várias pessoas, incluindo crianças, segundo a Save The Children, que coletou depoimentos de pessoas resgatadas. “Começamos a contar os dias até a nossa morte, bebendo água do mar”, explicou um adolescente citado pela ONG.

“Crianças viram suas mães morrerem, enquanto os pais tiveram que amarrar os corpos de seus filhos aos flancos do barco para evitar perdê-los no mar,” lamentou a Save The Children. O aumento da inflação, o colapso da moeda nacional e a escassez de produtos básicos "destroem os meios de subsistência" da população do Líbano, denunciou a ONG.

De acordo com a organização, "mais 650.000 crianças libanesas mergulharam na pobreza nos últimos seis meses". A Save The Children exortou o governo libanês a priorizar as famílias vulneráveis e as autoridades cipriotas a oferecer asilo e proteção aos migrantes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco