° / °

Mundo
MUNDO

Governo espanhol determina estado de alarme em Madri devido à Covid-19

Publicado: 09/10/2020 às 14:09

/Foto: OSCAR DEL POZO / AFP

/Foto: OSCAR DEL POZO / AFP

O Conselho de Ministros extraordinário da Espanha anunciou nesta sexta-feira (9) que a cidade de Madri entrou em estado de alarme durante 15 dias, período máximo legitimado pela Constituição do país. 

De acordo com o Governo espanhol a resolução se deve às discordâncias com as autoridades madrilenas sobre as medidas que devem ser seguidas contra a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, serão destacados até sete mil policiais espanhóis para a operação especial de combate à Covid-19 na capital espanhola, uma das regiões mais atingidas pelo vírus na Europa. O estado de alarme permite ao Governo retomar as medidas restritivas, que tinham sido destituídas na quinta-feira (8) pelo Tribunal Superior de Justiça de Madri.


Segundo publicação do jornal El País, a presidente da região de Madri, Isabel Ayuso, havia sido comunicada pelo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, sobre a decisão de declarar o estado de alarme. Sánchez ainda pediu a Ayuso que esta apoiasse a medida, o que foi rejeitado por ela. Além disso, o Ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, também criticou a política de Ayuso. "A presidente de Madri decidiu não fazer nada. Podemos cruzar os braços ou podemos frear o vírus. A obrigação deste governo e qualquer com alma é frear o vírus ainda que suponha sacrifícios", afirmou Illa.
Mais de Mundo