Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

ASTRONOMIA

Em fenômeno raro, Marte estará mais próximo da Terra nesta terça

Publicado em: 05/10/2020 18:05

 (Foto: Nasa/Divulgação )
Foto: Nasa/Divulgação
Um fenômeno raro vai permitir que nós, "terráqueos", possamos observar o planeta Marte a olho nu nesta terça-feira (6). Por isso, se você é fã de astronomia ou simplesmente gosta de observar eventos naturais, é bom reservar um momento do dia para olhar o céu, uma vez que este só se repetirá daqui a 15 anos.

O planeta vermelho ficará a menos de 62,1 milhões de quilômetros da Terra e poderá ser observado no ponto mais alto do céu por volta das 00h05. Isso acontece porque a Terra estará mais distante do sol, enquanto Marte, mais próximo a ele. Nesse ponto, os dois estariam separados por um mínimo de 54,6 milhões de quilômetros. Essa configuração é chamada de oposição e acontece a cada dois anos ou mais.

A maior distância já registrada entre os dois planetas foi de 401 milhões de quilômetros. A menor já registrada aconteceu em 2003, com apenas 55,7 milhões de quilômetros nos separando de Marte. A proximidade da Terra com Marte só deve acontecer novamente em 2035, quando a distância mínima deve chegar a 56,9 milhões de quilômetros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Resumo da semana: 5 anos do surto de microcefalia, Covid suspende aulas e nova pesquisa no Recife
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco