Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

DECISÃO

Valdis Dombrovskis designado novo comissário europeu do Comércio

Por: AFP

Publicado em: 08/09/2020 07:40

 (Foto: Aris Oikonomou / AFP)
Foto: Aris Oikonomou / AFP
O letão Valdis Dombrovskis foi designado nesta terça-feira o novo comissário do Comércio pela presidente da Comissão Europeia, uma decisão que fez a Irlanda perder a pasta de grande prestígio, após a renúncia de Phil Hogan.

"Decidi propor (o irlandês) Mairead McGuinness para o posto de comissário de Serviços Financeiros e Mercado de Capitais. O senhor Dombrovskis estará a cargo do Comércio", anunciou a presidente da Comissão, Ursula von del Leyen.

O posto de comissário do Comércio é um dos mais importantes da Comissão Europeia, sobretudo em um período de grande tensão com os Estados Unidos e a China.

A Irlanda perdeu o cargo de prestígio, mas ganhou um bom prêmio de consolação ao assumir a coordenação dos serviços financeiros, que antes eram responsabilidade de Dombrovksis.

A função é importante, particularmente ante a perspectiva das novas relações com o Reino Unido, após o Brexit.

Hogan renunciou ao cargo por não cumprir as medidas de saúde em vigor devido à pandemia. O então comissário viajou a Irlanda e participou em um jantar de gala com 80 convidados quando as reuniões com mais de 50 pessoas estavam proibidas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: Entenda por que a inflação dos alimentos disparou
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #259 O que é uma planta?
Rhaldney Santos entrevista Rodrigo Novaes e Otaviano Maroja
Rhaldney Santos entrevista o desembargador do TJPE Erik Simões
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco