Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

'Coletes amarelos'

Polícia usa gás lacrimogêneo em retorno dos protestos em Paris

Publicado em: 12/09/2020 16:18

 (Zakaria ABDELKAFI / AFP)
Zakaria ABDELKAFI / AFP
A polícia francesa atirou gás lacrimogêneo e prendeu mais de 200 pessoas em Paris neste sábado (12), no retorno de protestos dos "coletes amarelos" às ruas da capital pela primeira vez desde o isolamento contra a pandemia do novo coronavírus.

O movimento "coletes amarelos", batizado pelos coletes altamente visíveis dos motoristas, começou no fim de 2018 contra as reformas do preço do combustível e da economia em geral, um grande desafio ao presidente Emmanuel Macron, com manifestações espalhadas pela França.

Até o meio-dia de hoje, centenas de manifestantes tinham se reunido no ponto de partida para duas marchas autorizadas. Enquanto uma delas partiu sem incidentes, a outra viu a polícia entrar em conflito com grupos que deixaram a rota designada e colocaram fogo em latas de lixo e um carro.

Alguns dos manifestantes usaram roupas pretas e carregaram bandeiras de um movimento antifascismo, indicando a presença de radicais chamados de black blocks, frequentemente culpados pela violência em protestos de rua na França. O retorno do movimento acontece no momento em que a França luta contra o crescimento de casos do novo coronavírus.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Pantanal: o pior incêndio da história
Resumo da semana: escolas seguem fechadas, incêndio no Pantanal e mais leitos de UTI pediátrica
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Aulão: tudo sobre botânica
Rhaldney Santos entrevista a oftalmologista Larissa Ventura
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco