ESTUDO

Pesquisadores afirmam ter descoberto medicamento que neutraliza o coronavírus

Publicado em: 15/09/2020 17:28

(FOTO: DENIS CHARLET / AFP)
FOTO: DENIS CHARLET / AFP
Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriu uma pequena molécula anticorpo altamente eficaz na prevenção e tratamento da Covid-19. A descoberta foi realizada quando os pesquisadores analisavam 100 bilhões de moléculas capazes de se conectar com a proteína S do novo coronavírus, que permite a infecção do organismo. Os cientistas conseguiram isolar a menor molécula biológica até hoje que neutraliza completa e especificamente o vírus SARS-CoV-2.

Segundo o estudo publicado na revista científica Cell, essa molécula de anticorpo é dez vezes menor que um anticorpo de tamanho completo. Uma vez se fundindo com parte da imunoglobulina (um tipo de anticorpo encontrado no sangue), possibilita criar um medicamento conhecido como Ab8, que pode ser utilizado para tratar a doença.

Além do mais, os experimentos demonstraram que até pequenas doses de Ab8 reduzem a concentração do vírus em animais de laboratório infectados. De acordo com os pesquisadores, o pequeno tamanho da molécula aumenta sua capacidade de disseminação nos tecidos, o que melhora a sua competência de neutralizar o vírus, permitindo ainda a administração do medicamento por inalação. A molécula também não se conecta com as células humanas, o que viabiliza minimizar os efeitos colaterais.