Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

CORONAVAC

Oxford diz ser improvável que doença grave em voluntário tenha relação com vacina

Publicado em: 16/09/2020 19:27

 (Foto: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP)
Foto: Chaideer MAHYUDDIN/ AFP

A Universidade de Oxford afirmou, em um documento, que a doença que paralisou os testes da vacina contra a covid-19 é improvável que tenha relação com o estudo em andamento. O comunicado foi enviado aos voluntários da imunização.  

Os testes foram suspensos depois que um dos voluntários do estudo, do Reino Unido, teve um efeito colateral grave, que poderia estar associado à vacina. A doença foi uma inflamação da medula espinhal, chamada de mielite transversa.

"Após uma avaliação independente, ou se considerou improvável a doença estar associada à vacina ou não havia indícios suficientes para dizer com certeza que a doença estava ou não estava associada à vacina", diz o documento, segundo a Reuters.

Os testes voltaram no Reino Unido no início desta semana, quatro dias após a suspensão. "Globalmente, cerca de 18 mil pessoas receberam as vacinas do estudo como parte do ensaio. Em grandes ensaios como este, espera-se que alguns participantes não se sintam bem e todos os casos devem ser avaliados cuidadosamente para garantir uma avaliação cuidadosa da segurança", diz a nota.

No Brasil, os testes retornaram na segunda-feira (14/9). Mais de 4 mil voluntários já foram vacinadas e não tiveram relatos de intercorrências graves de saúde. O país, inclusive, dobrou o número de voluntários no estudo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a inclusão de mais 5 mil voluntários brasileiros na pesquisa. Dessa forma, passam a participar 10 mil pessoas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista o candidato à prefeitura do Recife Coronel Feitosa (PSC)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #162 Anelídeos: segmentação corporal e parapódios
De 1 a 5: Dicas para a sua bicicleta ser seu transporte diário
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco