Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Mundo

IMPRENSA

"Não renunciaremos nunca", afirma Charlie Hebdo que volta a publicar caricaturas de Maomé

Por: AFP

Publicado em: 01/09/2020 07:38

 (Foto: MARTIN BUREAU / AFP)
Foto: MARTIN BUREAU / AFP
O Charlie Hebdo volta a publicar as caricaturas de Maomé que transformaram o semanário em um alvo do terrorismo islamista, anunciou nesta terça-feira (1) a publicação, um dia antes do início do julgamento dos atentados que deixaram 12 mortos na redação em janeiro de 2015.

"Não vão nos deixar de joelhos. Nunca renunciaremos", afirma o diretor do semanário satírico, Riss, na edição que volta a publicar as caricaturas e que chegará às bancas na quarta-feira. A versão digital já está disponível nesta terça-feira.

Os 12 desenhos, publicados inicialmente pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten em 30 de setembro de 2005 e depois pelo Charlie Hebdo em 2006, representavam o profeta com uma bomba no lugar de um turbante ou armado com uma faca, ao lado de duas mulheres com véu.

Além das caricaturas dinamarquesas, a capa da próxima edição do Charlie Hebdo, com o título "Tudo isso por isso", também exibe a caricatura do profeta feita pelo chargista Cabu, morto no atentado de 7 de janeiro de 2015.

"Desde janeiro de 2015 recebemos com frequência pedidos para produzir outras caricaturas de Maomé. Sempre recusamos, não porque seja proibido e sim porque era necessário ter uma boa razão para fazê-lo, uma razão que faça sentido e que aporte algo ao debate", explica o semanário em um editorial.

"Reproduzir estas caricaturas na semana de abertura do processo dos atentados de janeiro de 2015 nos parece agora indispensável", completa a equipe do Charlie Hebdo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco