Diario de Pernambuco
Busca

DIPLOMACIA

Embaixador venezuelano alerta que EUA e Colômbia pretendem fazer uma nova incursão em seu país

Publicado em: 17/09/2020 17:50

Embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada (Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Venezuela)
Embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada (Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Venezuela)
O embaixador da Venezuela nas Nações Unidas, Samuel Moncada, disse na sua conta do twitter que os Estados Unidos e a Colômbia estão articulando e planejando uma nova investida militar contra a Venezuela, buscando vincular o governo de Nicolás Maduro ao narcotráfico. “A Colômbia é o primeiro exportador de cocaína e os EUA é o primeiro consumidor do mundo. A razão: os cartéis de drogas penetraram nas agências de segurança encarregadas de deter o crime em ambos os países. Agora estão preparando juntos uma nova agressão militar contra a Venezuela”, escreveu o diplomata.

Além disso, Moncada ainda fez comentários em outra mensagem referentes a José Irizarry, um agente da Agência Antidrogas (DEA, na sigla em inglês) dos EUA, que assumiu na segunda-feira (14) ter conspirado para lavar dinheiro com um cartel colombiano. “Um proeminente agente da DEA/EUA deu informações secretas aos narcotraficantes colombianos, dividiu lucros e lavou dinheiro de cartéis em bancos. Esta é a real relação daqueles que apoiaram o ataque terrorista contra a Venezuela em 3 de maio. O tráfico de drogas é uma desculpa para atacar a Venezuela”, afirmou o embaixador.

Na ocasião, as autoridades da Venezuela afirmaram que um dos detidos na tentativa de incursão militar que aconteceu em 3 de maio era um suspeito de tráfico de drogas e também agente da DEA. Por outro lado, no final de agosto, o diretor de operações do Comando Sul dos Estados Unidos, contra-almirante Andrew Tiongson, culpou a Venezuela de ser uma fonte matriz de contrabando de drogas e um refúgio de impunidade para narcoterroristas e traficantes de drogas. Tiongson ainda acusou que pessoas no governo Maduro estão envolvidas com o tráfico de drogas e que houve um crescimento expressivo na quantidade de drogas que saem da Venezuela.

Em contrapartida, as Forças Armadas venezuelanas declararam que as acusações fazem parte do roteiro dos EUA para criar uma opinião negativa sobre o país sul-americano perante a comunidade internacional. O governo venezuelano assegurou que somente este ano já neutralizou 29 aviões de tráfico de drogas e apreendeu 22 toneladas de drogas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.